Ads 468x60px

Labels

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Relato de Ana Luiza Borges de Souza


Vou contar a história do nascimento dos meus dois filhos:  

   Engravidei do meu primeiro filho aos 14 anos, é claro que não sabia absolutamente nada sobre gravidez. Fui ao GO, que foi o mesmo que fez os partos da minha mãe e da família toda. Chegando lá, ele disse ser gravidez de risco, pela idade e já queria agendar a cesárea... disse q por volta do dia 22/03/96, mas como o aniversário do meu pai é dia 20, eu ainda pedi pra adiantar mais doi dias... que lindo né.. <3... tive uma gravidez tranquila, sem enjoos, sem problema nenhum. 
   O médico era um caso a parte, super querido, cuidadoso, como eu não queria saber o sexo, não fiz nenhum ultra a gravidez toda (não era tão normal naquela época), ele me acompanhou só apalpando a barriga, sabia a posição do bebê, quando virou, tudo certinho, muito atencioso sempre. No dia 08/02/96, quando acordei, percebi um pequeno sangramento, fui ao médico, ele me examinou, viu que eu estava com 1 cm de dilatação, e aí sim me encaminhou pra um US, onde foi percebido que eu estava com um pequeno descolamento de placenta. Fiquei internada até dia 10 de manhã tomando medicamentos pra segurar o trabalho de parto, ele me mandou embora recomendando repouso absoluto. Mas no dia 10 na hora do almoço as contrações começaram a voltar, quando foi umas 18:30h voltei ao médico, aí sim, já estava com 5 cm de dilatação, o bebê realmente queria nascer, exatamente 40 dias antes da minha cesárea agendada. Ele me avaliou e disse que o bebê seria prematuro, e que nessa situação seria extremamente importante que ele nascesse de parto normal, pois isso ajudaria ele a amadurecer, e disse q eu teria q tomar 2 injeções de medicamentos pra amadurecer o pulmão do bebê, uma naquele momento e outra meia noite. No começo foi tudo bem, as contrações eram calmas, com o passar do tempo foi piorando, aí eu, do auge da minha maturidade aos 15 anos disse que não ia mais fazer o parto normal, que tava doendo, que não queria e pronto, não ia fazer força e tudo mais. Ninguém me deu atenção...rs... o médico e meus pais me enrolavam dizendo que estavam preparando o centro cirúrgico pra cesárea e tudo mais... mas isso era só pra passar o tempo... eu tinha certeza que eu ia morrer na próxima contração. Chegou um momento sábio, que mesmo não querendo, meu corpo começou a querer fazer força. Eu fiquei no quarto o tempo todo com minha família, meus pais, amigos, namorado, só as 23:30 h mais ou menos, me levaram pra sala de parto, fiquei na posição ginecológica, fizeram episio e a manobra de kristeller e o bebê nasceu as 23:45h. Eu já tinha passado pela raspagem e pela lavagem intestinal. Me mostraram o bebê rapidamente, e levaram ele pro berço aquecido no berçário. Minha placenta logo saiu, fizeram a sutura e me levaram de volta pro quarto. Quando foi as 3 da manhã, a enfermeira veio me perguntar se eu queria que o bebê ficasse no berçário ou no quarto comigo... claro que quis ele no quarto, ele veio, eu sentei, amamentei, e não larguei mais. Foi super rápida a recuperação, apesar das intervenções, foi tudo muito tranquilo, com muito carinho da equipe e eu adorei o parto normal, ali tive certeza que todos os filhos que eu tivesse seria do mesmo jeito. Fiz tudo particular.

   Claro que não dei certo com esse namorado né... fiquei um tempo sozinha, casei 15 anos depois e apesar de tudo contra, logo engravidei.

   Agora sou funcionária pública estadual aqui no Paraná, então temos o SAS (falido), fui na primeira consulta e adorei a médica, ela pediu os exames iniciais e no meu retorno me avisou que estaria se desligando do SAS.  Fiquei triste e marquei minha próxima consulta com um outro médico, quando cheguei na primeira consulta com ele, estava eu e minha mãe, ele nem levantou a cabeça do q estava escrevendo e perguntou qual era meu caso, quando disse q eu estava grávida, ele lentamente começou a levantar a cabeça, me olhou e disse o seguinte: “então vamos emagrecer né, porque eu não faço parto de gorda... iiii... gorda da muito trabalho, é diabetes, pressão alta, eu não faço não... se não emagrecer eu passo pra outro...” fiquei sem reação, claro que não preciso dizer que não voltei né... como não tinha mais nenhum obstetra lá.. voltei a fazer o pré natal particular com o médico do meu primeiro parto, sempre buscando o parto normal... comecei a entrar em vários grupos no face.. e fui conhecendo o parto humanizado... e descobrindo coisas que eu nem imaginava... fui em umas 4 consultas com esse meu médico e descobri que tinham entrado algumas médicas novas no SAS... aí marquei uma consulta e voltei lá ver se dava certo né... porque lá eu não pagaria nada... marquei consulta com uma médica... fui.. disse o que eu buscava e simplesmente amei.. ela super atenciosa.. me contando de vários partos que atendia na maternidade municipal de Londrina... enfim.. achei tudo de bom... ela dava algumas dicas de ser cesarista... e eu não percebia... disse q esperava só até 41 semanas... q o bebe não podia ter mais de 3.500kg.. e coisas assim... qd fiz o exame da curva glicêmica, tive um pico diabetes (passou 4 números do máximo dentro da normalidade)... ela já falou um monte... mas fiz dieta e media todos os dias.. nunca mais tive nenhuma alteração....a gravidez foi supertranquila... e não tive mais nenhum problema... qd fui chegando as 32 semanas.. começaram os desconfortos.. as contrações começaram a ficar mais frequentes... um dia estava mais constante e fui ao PS, o médico me examinou e disse q eu estava com 1 cm de dilatação.. mas eu poderia esperar a próxima consulta com minha médica que seria uns 3 dias depois... ela me examinou novamente, e eu já estava com 3 cm de dilatação... bebê encaixadinho e colo amolecido... tava super na cara que ele seria prematurinho... ela inclusive me mandou tomar injeções de corticóides... a DPP era 25/09... e isso era no começo de agosto... ela falou que estava com medo desse bebê resolver nascer bem no feriado de 07/09,.. porque ela estaria viajando.... acho que isso era um sinal né... =/ … 1 semana depois, com 34 semanas.. eu achei q estava perdendo líquido.. voltei ao PS... fiz um ultra e meu ILA tava 6,3.... o normal é acima de 8 …. (hoje eu sei que a médica poderia me indicar super hidratação e repetir os exames.. mas ela não fez isso)... disse que pouco líquido é sinal de insuficiência placentária, que o líquido é o xixi do bebê.. e q se ele não faz xixi é porque esta com problemas... e todo aquele blá blá blá... marcou uma cesárea de “emergência” pro outro dia... e infelizmente foi assim que meu filho nasceu... tão diferente de tudo que eu imaginava.. de tudo que eu queria... antes do tempo dele.. cheio de intervenções... eu ainda choro de lembrar.. estou chorando agora escrevendo tudo isso... ele nasceu... foi examinado... e levado pra longe de mim.. meu marido foi junto e eu fiquei sozinha na recuperação... fiquei lá por 3 horas... sozinha.. sem ninguém... pedindo meu bebê.. e ninguém me dava atenção... qd finalmente me levaram pro quarto, todo mundo já tinha visto meu bebê.. tirado foto.. filmado... meu marido me trouxe ele e pude finalmente amamentar.. toda torta.. dolorida... tive muita coceira.. muita sede.. enjoos.. foi horrível... uma das piores experiências da minha vida... não consigo nem ver as fotos do dia do nascimento do meu bebê... graças a Deus apesar de tudo temos um vínculo incrível... eu ainda amamento... e vou continuar até ele querer parar.......
o mais difícil.. é que ninguém entende a nossa dor... a nossa revolta... tipo.. eu e o bebê estamos bem não estamos.. qual o problema então????

comprei o renascimento do parto.. meu marido assistiu comigo.. e finalmente me entendeu... pretendo engravidar novamente ano que vem.. e vamos juntos buscar uma história diferente pro nosso próximo filho.

Por Ana Luiza Borges de Souza. 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Sample text

Sample Text

Sample Text