Ads 468x60px

Labels

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

É impossível ser feliz sozinho....

É impossível ser feliz sozinho....

Dia 27/09 foi quando confirmamos que havia uma vidinha tão especial pulsando em meu ventre....a partir daí, tudo mudou.... Mergulhamos no universo da maternidade, começamos a ler, pesquisar, entender como esse "mundo" funciona, escolhas e mais escolhas a serem feitas....
Percebemos que não tínhamos o menor entendimento sobre quase nada e foi isso que nos permitiu aprender tanto....
Enquanto eu ainda estava preocupada com os complementos, vinha Deus e me presenteava com pessoas especiais... Como a Maira Suarez que me apresentou a Dra Bernadete Bousada, de uma maneira bem inusitada, e indo nessa primeira consulta que "conheci" na sala de espera a Aline Benjamin, que mais tarde vim saber que tínhamos escolhido a mesma Doula, Gleice Marcondes, nosso encontro mais um presente divino, através de uma consulta a um grupo de rede social....e presente após presente o tempo foi passando, e todos esses nomes soltos que aparentavam não ter nenhuma relação, harmoniosamente, quando eu já estava com 30 semanas, começaram a se encaixar e foi a partir deles que consegui formar a minha equipe de parto.... Foi nessa etapa que a maestra Dra Ana Fialho chegou indicada pela Dra Flávia Ponce, ...em resposta de oração numa semana decisiva!
Eu tinha uma vontade, ter um parto natural humanizado, mas ainda não sabia o quanto teria que lutar por isso.
Lutar de todas as formas, comigo mesma, com meus medos, minhas dúvidas, minhas ansiedades.... Lutar com o sistema que tenta nos tirar esse sonho.... Lutar contra os ignorantes que aparecem no meio do caminho pra nos amedrontar... Mas só nos fortalecem, pois nessa luta aprendemos e como crescemos... como gestante, mulher, casal.
Aprendemos que fazer escolha envolve o trabalho de se informar, pesquisar... Envolve riscos a serem assumidos.... Envolve medos a serem superados!
Equipe formada, pesquisas feitas, escolhas definidas, plano de parto acordado.... Tudo certo!
Chega então a 38 semana... Qq hora é hora.... O tempo passa, caminhadas pra aliviar o stress, as noites começam a ficar mais longas, a barriga cada dia mais pesada...o tempo continua passando, vem a 39 semana, a 40a semana, passa a primeira Dpp, e nada..... E agora?!
Ta lá a sua equipe, te acalmando e renovando sua energia... E nós, eu e Janderson, cada dia mais convictos que João Gabriel escolheria o dia e a hora de nascer....esse seria nosso primeiro ato de amor e respeito a essa vida tão especial pra gente!
Quinta-feira, dia 05/06, a um dia de completar 41 semanas, estou na caminhada de rotina nas areias da praia do Recreio com minha amada irmã...e me percebo mais cansada... Vamos voltar??
O dia passa e no final da tarde chega o primeiro sinal.... Perdi o tampão... Misto de sensações, alívio, ansiedade, medo.... Mando mensagem pra Gleice, vou dando notícias da evolução....
A brincadeira de fato começou..... Liguei pra SP, avisei minha família, eles já estavam preparados pra pegar a estrada a qq momento!
Lanchamos e por volta das 19hs as contrações começaram, sem muito ritmo ainda...
Minha irmã e meu marido ao meu lado, se revezando nas anotações das frequências e durações das contrações.... Mudos como eu havia pedido, mas inteiramente presentes, ali, o tempo todo!
A noite vai passando e com ela as contrações se ritmando e aumentando... Já não suporto mais ficar deitada, nem sentada, não acho posição.... Levo a bola pra debaixo do chuveiro, sento nela e deixo a água quente me relaxar....
Conforme a água batia eu relaxava e vivia as contrações uma a uma, um filme vai passando na mente... Nada muito nítido, é seu grande encontro, com sua história, suas experiências e vivências.... Ali... Exposto pra você durante as cada vez mais intensas contrações...
Já são 4:30 da manhã, Gleice chega em minha casa e começa a me ajudar com movimentos corporais e massagens MUITO aliviadoras....fica com ela a missão de manter Dra Ana e equipe informada de toda evolução.... Próximo das 6hs decidimos ir a maternidade... O trajeto pra mim não foi legal, queria pular essa parte...
Chegando lá, burocracias a parte, me submetem ao exame de toque com a médica plantonista, uiii vou na lua e volto de dor,
A boa notícia era: já estava com 10 de dilatação.....
consigo vaga na sala de parto com banheira por volta das 7hs, Dra Ana e equipe chegam....
Vou pra banheira, sempre acompanhada do meu marido, ele se mantém presente e calado como eu havia pedido.... As contrações parecem ficar insuportáveis, mas eu não sinto o tal círculo de fogo.... Fazia força, muita força, nunca imaginei que tinha tanta força pra fazer .... A equipe me incentiva.... Ele ta pertinho, estamos vendo.... Falta bem pouco... E nada... Depois de algumas horas (acho que umas 3) eu peço ajuda.... Elas me sugerem mudar de posição.... Fomos pro quarto, usamos a barra, a cama, fizemos todas as posições.... Gleice usou todo seu repertório comigo.... Ela Foi ótima .... Dra Ana se manteve serena, segura, convicta e muito paciente... Meu marido do meu lado, sendo minha força e meu suporte físico e emocional..... E eu na tal viagem à partolandia... Me sentia cada vez mais fraca.... Mas só pensava: Se cheguei até aqui não posso desistir.... Comecei a clamar pelo meu filho: Vem filho, mamãe quer te conhecer.... Vem João Gabriel, vem pros nossos braços.....
Quando já não sentia mais minhas pernas, e pensei que não conseguiria mais continuar.... Supliquei ajuda.... A equipe tava lá, o tempo todo sempre me ajudando.... E as 13h00 do dia 06/06, ele veio.... Olhando pra mim, pro meu colo, pro meu peito.... Mamou... Se aqueceu.... Ficamos nos olhando.... Janderson nos envolveu em seus braços!
Nessa hora o amor invade, o alívio toma conta, o medo foi superado!
Depois de terminar de pulsar o cordão, papai o cortou... e o acompanhou mais tarde para os procedimentos necessários...sem banho, sem colírio, sem invasões!
Amor maior do mundo.... Nosso filho João Gabriel! Pesando 4.155, medindo 53 cm.... Moreno, cabeludo...o meu presente maior!

Esse não é só nosso relato de parto, é nosso relato de gratidão....

A Deus pelo dom da vida, ao presente maior João Gabriel.... E a todas as pessoas que nos apoiaram e suportaram para a realização desse sonho, de diferentes formas e em diferentes momentos...Dra Maria Cecília Erthal, Flávia Freitas, Raphael Fisher, Lucianna Jardim...


E claro, amada equipe: Ana Fialho, Gleice Marcondes, Vanessa....e agora dando continuidade a querida Fabiola Borba!

Relato Por Caroline Hornos Araujo
 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Sample text

Sample Text

Sample Text