Ads 468x60px

Labels

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Porque não a Cesárea?


Pra quem é leigo no assunto "Parto", parece que as ativistas do parto normal/natural/humanizado, não admitem uma cesariana. A impressão que me da, quando eu começo defender o PN, é que as pessoas mudam a maneira de me olhar, como se eu fosse uma doida varrida, e tentam debater sobre o comodismo da cesárea, do parto "indolor", da dor monstruosa do parto normal e tantas outras coisas que quem conhece do assunto sabe do que estou falando.
Não é que não queremos a cesárea, nunca jamais e em momento algum, eu mesma antes de engravidar, sem nem saber como era conduzida, desejava a cirurgia, não queria sofrer dor, queria programar tudo, marcar o dia, a hora, tudo nos conformes. Mas ainda bem que que isso mudou, quando descobri a gravidez, comecei devorar informações e descobri um paraíso chamado Parto.
O Brasil tem um nível altíssimo de cesarianas, cerca de 40% na rede publica, e esse numero aumenta ainda mais na rede privada, podendo passar de  84%, sendo que o recomendado pela OMS é 15%,
por isso, recentemente, o ministério da saúde lançou novas regras, onde as operadoras dos planos de saúde só terão de pagar por cesáreas necessárias. Já é um passo, mas na minha opinião poderiam criar campanhas de conscientização, mostrando os benefícios do parto normal  vs  riscos de uma cesárea eletiva.
Toda candidata a mãe, deveria saber que uma gestação pode durar até 42 semanas (ou até passar disso um pouquinho) e não tem problema algum, desde que Mãe e bebê sejam monitorados, deveriam saber que adiantar o parto é perigoso, nem que seja por uma semana, e não é porque passou das 37 semanas que ele esta pronto pra nascer...
Trazer um bebê ao mundo sem que ele esteja pronto, pode causar infecções respiratórias, alterações na sua temperatura, impedir que ele ganhe mais peso e amadureça os pulmões, além é claro de correr o risco de ter que interná-lo em uma UTI neonatal.
Uma cesárea com real indicação é maravilhosa, é linda, e também pode sim ser humanizada. Mas não é pra ser banalizada, feita em todas as mulheres.
Nascimento é pra mim a coisa mais linda que existe e a vida nesse seu momento único merece ser conduzida pelo curso natural da existência, e só quem já passou por essa experiência é capaz de compreender.

Por: Glaucia da Costa

0 comentários:

Postar um comentário

 

Sample text

Sample Text

Sample Text